quinta-feira, 22 de março de 2012

Bandas Nacionais Anos 80 - Herva Doce





A ideia para criar o grupo surgiu no carnaval de 1982, quando Marcelo Sussekind e Renato Ladeira gravaram quatro músicas "demo" ("Volta Meu Bem", "Ganhei Um Avião", "O Negócio é Relaxar" e "Não Faz Sentido" – esta última, se transformaria posteriormente num grande sucesso na voz de Ney Matogrosso). A "demo" foi apresentada a Fernando Mansur, locutor da Rádio Cidade do Rio de Janeiro, que acabou por incluir "Volta Meu Bem" na programação da rádio.

Em seguida, Sussekind e Ladeira assinaram um contrato com a EMI Odeon. Por exigência da gravadora, tiveram de desistir de se apresentar como dupla e montaram uma banda, a qual incluía o baterista Sérgio Della Mônica (que apenas assinou o contrato, mas que nunca se apresentou com o grupo), o baixista e guitarrista Paul de Castro e o baixista Roberto Lly. O primeiro LP do grupo foi lançado em novembro de 1982 tendo como carro-chefe a música "Erva Venenosa" (versão de "Poison Ivy", uma canção de 1959 do conjunto The Coasters, composta por Leiber/Stoller).






O grande momento do "Herva Doce" ocorreu em 18 de junho de 1983, quando abriram o show do Kiss no estádio do Maracanã, tendo se apresentado para um público estimado entre 140 e 200 mil pessoas (dependendo da fonte). O grupo também abriu um show do Van Halen no Maracanãzinho.

Depois de gravar mais um disco pela EMI, o grupo assinou contrato com a RCA. Nesta época, Paul de Castro e Pena saíram da banda, dando vez para Fred Maciel (bateria e voz).

O primeiro LP pela RCA (terceiro do grupo) trazia a faixa-título "Amante Profissional", um grande "hit" nas rádios do Brasil e que originou (numa época pré-MTV) o número recorde de três videoclips por três emissoras de TV diferentes.






A banda gravou ainda mais um LP ("Desastre Mental", de 1986), que teve boa recepção por parte da crítica, mas cujas vendas não foram expressivas. Finalmente, após a saída de Fred Maciel, o grupo ainda chegou a lançar um compacto com a música "Faz Parte do Meu Show", escrita por Renato Ladeira e Cazuza, e que acabaria sendo um grande sucesso na voz do último.


Formações
  • Inicial (quinteto):
  • Renato Ladeira (voz e teclados)
  • Marcelo Sussekind (guitarra)
  • Paul de Castro (guitarra e violino)
  • Roberto Lly (baixo)
  • Pena (bateria)
  • Na RCA (quarteto):
  • Renato Ladeira (voz e teclados)
  • Fred Maciel (voz e bateria)
  • Roberto Lly (voz e baixo)
  • Marcelo Sussekind (voz e guitarra)

Discografia

Herva Doce (1981, Independente, Demo Tape).


  • Lado A:
  1. Volta Meu Bem.
  2. Ganhei Um Avião.
  3. O Negócio é Relaxar.
  4. Não Faz Sentido.

  • Lado B:

  1. Não foi feita Gravação de Música Nenhuma.

Herva Doce (1982, EMI-Odeon, LP/ Tape/ CD). 


  • Lado A:
  1. Erva Venenosa (Poison Ivy)
  2. Não Faz Sentido
  3. Devo, Não Nego
  4. Volta Meu Bem
  5. O negócio é relaxar

  • Lado B:
  1. Pra você me amar
  2. Herva doce
  3. Ganhei um avião
  4. Eu adoro você
  5. Sentimento voa


Herva Doce (1983), EMI-Odeon, LP/ Tape/ CD).



  • Lado A:
  1. Bip bip
  2. Magia sensual
  3. Mulheres da minha vida
  4. Faz gostoso
  5. Coração em greve

  • Lado B:
  1. O que é que eu vou fazer (What'd I say)
  2. Atrás do chapeuzinho
  3. Topete
  4. Parei geral
  5. Bom mesmo é paixão

Amante Profissional (1985), RCA Victor, LP/ Tape/ CD). 



  • Lado A:
  1. Amante profissional
  2. Doce mistério
  3. Sai de mim
  4. Sempre minha amiga
  5. Passa a mão

  • Lado B:
  1. Pra te ou me encontrar
  2. Não me use
  3. Ganhei você
  4. Tô tan tan
  5. Aqui jazz um rock

Desastre Mental (1986, RCA Victor, LP/ Tape/ CD. 



  • Lado A:
  1. Falso viciado
  2. Última gota
  3. Venenosa
  4. O homem perfeito
  5. Estações

  • Lado B:
  1. Desastre mental
  2. Estranho
  3. No fundo te amo
  4. Diferente
  5. Radiomaníaco

Herva Doce (1986 ou 1987, RCA Victor, Single| Compacto Simples). 



  • Lado A:
  1. Faz Parte do Meu Show. - Versão Rádio/ com Letra e Música.
Lado B:
  1. Faz Parte do Meu Show. - Versão BG/ Karaokê/ Instrumental.



Fonte: Wikipédia

Nenhum comentário:

Postar um comentário