Recomeço - 1999 a 2007
No início de 1999, depois que Serginho deixou a banda e foi substituído por Rinaldo Amaral (conhecido como Mingau), o Ultraje lança 18 Anos Sem Tirar!, um disco ao vivo gravado em 1996, de maneira independente, que ganhou quatro faixas inéditas em estúdio. Agora tendo trocado a WEA pela a Deckdisc/Abril Music e tendo como carro-chefe a faixa "Nada a Declarar", alcançam o Disco de Ouro.
Em Janeiro de 2001, o Ultraje a Rigor participou da terceira edição do Rock in Rio, numa apresentação conjunta ao lado do Ira! e com direito a Should I Stay Or Should I Go?, cover do The Clash. Em 2002, outra alteração na formação: Flávio e Heraldo distanciam-se das intenções musicais do resto da banda e resolvem deixá-la. Foram substituídos por Marco Aurélio Mendes, o Bacalhau, ex-baterista do Rumbora, e Sérgio Serra, ex-guitarrista do Ultraje, que voltou de Los Angeles para reintegrar o grupo e participar da gravação de Os Invisíveis.
Em 2005, a banda gravou e lançou, em CD e DVD (o primeiro da carreira), o seu Acústico MTV. O álbum inclui grandes sucessos como Inútil, Mim Quer Tocar, Independente Futebol Clube e Eu Gosto de Mulher e faixas inéditas, como Cada Um Por Si. Destaques também para Eu Não Sei, versão de Can't Explain, do The Who, feita por Roger a pedido do Ira!; Ciúme, gravada numa versão originalmente prevista para o disco Nós Vamos Invadir Sua Praia, com uma parte calma; e Nós Vamos Invadir Sua Praia, com cordas e metais.
Fase independente - 2008 a 2011
No final de 2008, Roger anunciou que o Ultraje estava abandonando a gravadora Deckdisc para lançar um álbum independente disponível para download. Esse projeto recebe o nome de Música Esquisita a Troco de Nada!, sendo que não é necessário pagar para ter as músicas em seu computador. No início de 2009, após a gravação de algumas demos, Sérgio Serra abandona novamente a banda.
Lançado em 5 de Abril de 2009, o novo trabalho foi gravado com as participações especiais de Edgard Scandurra (ex-guitarrista do Ultraje a Rigor do Ira!, e atualmente com o projeto Pequeno Cidadão, ao lado de Arnaldo Antunes) nas guitarras, e a cantora Klébi Nori, dividindo os vocáis com Roger na música Amor.
O projeto, além de ser totalmente independente, está disponível para download no site ReverbNation e no My Space da banda.
Depois de três meses tocando como um power-trio acompanhados pela banda de apoio, através de uma conta no Facebook, Roger anuncia a entrada do novo guitarrista Marcos Kleine.
Com esta formação, a banda continua realizando shows por todo o Brasil.
Atualmente
Em 2010, houve o anúncio do lançamento da biografia Nós Vamos Invadir sua Praia, que mostra a história da banda. O livro, escrito pela jovem jornalista Andréa Ascenção, vem recheado com histórias, fotos, letras de músicas, depoimentos, etc. O livro foi lançado em abril de 2011 pela Editora Belas Letras. Além deste livro, Roger disse que pretende gravar ainda este ano um CD e DVD ao vivo, comemorando os 30 anos de carreira, e confirma a participação no novo programa de Danilo Gentili (repórter do CQC), Agora é Tarde, na Rede Bandeirantes, como banda fixa.
Nome da Banda
Formação atual
- Roger Moreira - voz e guitarra rítmica (1980-hoje)
- Mingau - Baixo e vocais (1999-hoje)
- Marcos Kleine - guitarra solo (2009-hoje)
- Bacalhau - bateria e vocais (2002-hoje)
Discografia
EPs
- Inútil/Mim quer tocar (1983)
- Eu me amo/Rebelde sem causa(1984)
- Liberdade para Marylou (1986)
- Música Esquisita a Troco de Nada! (2009)
Álbuns de estúdio
- Nós Vamos Invadir sua Praia (1985)
- Sexo!! (1987)
- Crescendo (1989)
- Por que Ultraje a Rigor? (1990)
- Ó! (1993)
- Os Invisíveis (2002)
Coletâneas
- O Mundo Encantado do Ultraje a Rigor (1992)
Álbuns ao vivo
- 18 Anos sem Tirar! (1998)
- Acústico MTV (Ultraje a Rigor) (2005)
- Ira! e Ultraje a Rigor - Ao Vivo Rock in Rio (2011)
- Inútil/Mim quer tocar (1983)
- Eu me amo/Rebelde sem causa(1984)
- Liberdade para Marylou (1986)
- Música Esquisita a Troco de Nada! (2009)
Origem: Wikipédia
Nenhum comentário:
Postar um comentário