segunda-feira, 21 de maio de 2012

Sub-gêneros da Música Eletrônica -Breakbeat

Na ultima postagem falei da evolução da Música Eletrônica, para quem não visualizou a matéria, gentileza clikar aqui Música Eletrônica parte 1, parte 2, parte 3 e parte 4. Bom, como sabemos nunca há um gênero músical que não tenha sub-gêneros e por sua vez a evolução de cada sub-gênero deu origem a vários outros estilos músicais. Estarei postando sobre os estilos: Breakbeat, Dance Music,Downtempo,Drum and Bass,Electro,Hardcore techno,House music,Música Ambiente, Música Industrial, Techno,Trance, Trance Psicodélico.




Então vamos começar!




Breakbeat

Break-beat é uma vertente da música eletrônica, criada pelo DJ Kool Herc na década de 1970, no Bronx, com a técnica do back-to-back, dois discos iguais e um mixer.



O Breakbeat é mais conhecido como uma música que se caracteriza pelos samplers de ritmos hip-hop, funk e electro e que logo se modificam e alteram para criar os denominados "breaks".
Mas para quem nao e da areá vocês devem estar se perguntando que diabos e um sampler?

Por definição e dada a confusão que costuma ocorrer no uso deste termo e derivados, vamos por partes:

1.Sample. amostra, em inglês; refere-se a algum trecho ou fragmento obtido de algo maior, do qual fazia parte. É um termo genérico, usado nas mais diversas áreas, embora seja bastante conhecido para se referir, em música, a pequenos trechos sonoros recortados de obras ou gravações pontuais para posterior reutilização noutra obra musical, não necessariamente no mesmo contexto do original.


2.Sampling. o ato de produzir e coletar amostras; amostrar. As primeiras experiências com amostras pré-gravadas de áudio remontam o meio do século XX, sobretudo nas experiências com gravações em fita magnética da música erudita de vanguarda, música concreta(musique concrète) e música eletrônica. O termo foi aportuguesado para "samplear"

3.Sampler. em música, é um software ou um hardware dedicado, feito para armazenar amostras de áudio (samples) de arquivos em diversos formatos, de origem digital (WAV, Flac, MP3 etc.) ou analógica (LP, fita magnética), que são alocados em uma memória usualmente digital, com a finalidade de poder serem reproduzidas e/ou reprocessadas posteriormente, uma a uma ou de forma conjunta, montadas em função de forma e tempo musical, soando como uma reprodução solo ou mesmo equivalendo a uma banda completa.



Um Sampler AKAI MPC2000 com Sequenciador


Voltando...
A cultura Breakbeat é extensa e tem suas raízes no techno do início dos anos 1980 e no hip-hop. Ele alcançou sua expansão mais importante quando artistas incorporaram estes breakbeats ao hardcore techno, com suas tonalidades escuras e rápidas que pouco a pouco se transformaram em um novo estilo: o jungle, posteriormente denominado Drum and bass.

O Breakbeat se manteve como um ritmo próprio e está começando a nutrir novas formas e sub-gêneros: o BigBeat (que incorpora elementos do rock), o AcidBreak (com TB-303s), o EletroBreak (mais sintético), o FunkyBreak (com elementos funk), dentre outros.




Nenhum comentário:

Postar um comentário